O projeto inicial de criação do Departamento de Música na UnB foi idealizado e implantado pelo maestro Claúdio Santoro na década de 1960 e previa a criação de um Centro de Documentação e Pesquisa, de uma Escola Profissional de Música (nível básico e técnico) e de uma Escola Superior de Música que formasse instrumentistas, regentes, compositores, musicólogos e professores de música.
 
Portanto, desde sua concepção e criação o Departamento de Música pretende formar profissionais de música aptos a atuar na área artística e cultural, na pesquisa e no ensino de música. Para atender a esse perfil formativo foram criados em 1969 os curso de bacharelado em Música com habilitação em instrumentos e canto e o curso de Licenciatura em Música. Nesse período, os dois cursos pertenciam ao Departamento de Música e permitiam que os alunos obtivessem dupla habilitação. A formação de professores na época objetivava formar profissionais aptos a atuar basicamente no ensino específico de música, que na época se polarizava entre o ensino básico nas Escolas Parques e o ensino profissionalizante na Escola de Música de Brasília.
 
Em 1988, o curso de Licenciatura em Música foi desativado e para substituí-lo foi criado o curso de Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música ainda em vigor. Desde a promulgação da LDBEN 9396/96, os cursos de Licenciatura em Educação Artística foram extintos. A nova legislação atendendo à demanda de profissionais da área de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas exige a especificidade na formação e atuação dos professores das áreas de Arte.  O Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade de Brasília efetivado em 2008 representou a possibilidade de criação de um novo curso de Licenciatura em Música para atender às exigências legais e à demanda por professores de música.

A criação do curso de Licenciatura em Música – Noturno atende a uma das principais metas do Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade de Brasília: “criação de novos cursos e expansão dos já existentes, sobretudo no período noturno, como forma de melhorar o aproveitamento do espaço físico”; “ampliação da inclusão social” e “fortalecimento das licenciaturas” (UnB/REUNI, p.15). Além deste, outros fatores mobilizaram a criação deste curso: a expansão do campo científico e pedagógico da Educação Musical; a inclusão da música como componente curricular obrigatório na Educação Básica; a nova demanda por professores de música e o perfil do licenciando de música.