Na perspectiva de formação artística e cultural, o primeiro curso de Música na UnB foi idealizado e coordenado pelo Maestro Cláudio Santoro. Em seu projeto, o maestro objetivou desenvolver um centro de formação musical que oferecesse à comunidade do DF instrumentistas, compositores, regentes, pesquisadores e professores de música.

Atualmente, o Departamento de Música oferece quatro cursos de graduação, Bacharelado em Música, Licenciatura em Música – Noturno, Licenciatura em Música – Diurno, e Licenciatura em Música a Distância (parceria Universidade Aberta - UAB/UnB). O curso de Educação Artística – habilitação em Música, do Instituto de Artes foi desativado no segundo semestre de 2013 quando da implantação do curso de Licenciatura em Música Diurno. O Departamento de Música também está discutindo a reformulação dos cursos de Bacharelado e a criação da habilitação em Música Popular.